quinta-feira, 17 de abril de 2008

Algumas anedotas de Lincoln

LINCOLN - anedotas
Por um motivo de vingança, um ricaço de Springfield andava perseguindo um pobre homem, alegando que este lhe devia dois dólares e meio. Como o coitado negasse a dívida e se recusasse a pagá-la, o ricaço pediu a Lincoln que desse início a uma ação judicial. Lincoln a princípio sentiu-se inclinado a recusar, mas aceitou a causa, exigindo dez dólares de honorários, pagos antecipadamente. Imediatamente o cliente pagou os honorários, depois do que Lincoln foi procurar o pobre a quem deu cinco dólares sob a condição de ele pagar sem demora o débito alegado. Dessa maneira Lincoln ficou com cinco dólares, o pobre ganhou dois e meio, e a reclamação do rico foi atendida.
* * *
O Presidente andava muito aborrecido com a insistência do Deputado Jerry Smith, que constantemente o assediava com pedidos de emprego. Um dia recebeu a visita de uma delegação de clérigos, e um deles perguntou-lhe se costumava pedir a Deus conselho e orientação. - Perfeitamente – respondeu Lincoln. – Eu oro todas as noites antes de me recolher. Penso nas minhas responsabilidades e oro pedindo forças e sabedoria. Depois olho embaixo da cama e vejo que Jerry Smith não está ali com um pedido de emprego. Dou graças a Deus, apago a luz e vou dormir.
Jesse Weik
* * *
Certa vez um diplomata o censurou por ter deixado transparecer que considerava maçante uma determinada obra grega. - O autor dessa obra, Senhor Presidente, é um dos mais profundos intelectuais do seu tempo. É de duvidar-se mesmo que qualquer outro homem de nossa geração tenha mergulhado mais fundo na sagrada fonte do saber. - Ou que dela tenha emergido mais seco – ironizou Lincoln
Richard Hanser
* * *
Lincoln costumava contar a história do professor mal remunerado que um dia disse aos seus alunos: - Se amanhã cada um de vocês trouxer um ovo, eu mostrarei como Cristóvão Colombo fez um ovo ficar em pé. Os que não puderem trazer o ovo, por favor, tragam um pedaço de presunto. Presidente Batsell Baxter, Colégio de Abilene
* * *
Um dia, enquanto caminhava pela estrada de Springfield, Lincoln se aproximou de um homem que passava dirigindo uma carruagem e perguntou a este se poderia levar-lhe o sobretudo para a cidade. - Com prazer – respondeu o homem. – Mas como irá o senhor recebê-lo de volta? - É fácil – disse Lincoln – Eu pretendo continuar dentro dele.
Orville H. Browning
* * *
Um dia Lincoln deu-se ao trabalho de explicar a própria feiúra.
- Quando eu tinha dois meses de idade - disse ele - era a criança mais bonita de Kentucky. Mas a negra que me servia de ama trocou-me por outro menino, só para agradar a um amigo que ia tomar o navio e cujo filho era muito feio.
Andrew Adderup
* * *
Algumas semanas depois da eleição, John W. Bunn viu Salmon P. Chase saindo do escritório de Lincoln. Dirigindo-se a Lincoln, observou Bunn:
- Espero que o senhor não pretenda incluir aquele homem em seu secretariado.
- Por quê? - quis saber Lincoln.
- Porque - respondeu Bunn - ele se julga muito maior do que o senhor.
- Muito bem - respondeu Lincoln - se você conhece outros homens que se julguem maiores do que eu, peço que os indique, pois quero incluí-los em meu gabinete.
Clarence E. MaCartney

Nenhum comentário: